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1 Manual de detalhe em Qua 07 Out 2009, 18:37

Paraq

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Fundador
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Guia rápido para iniciados no Detalhe
Os processos devem seguir a ordem descrita e deve ser tudo feito à sombra e sem que o carro esteja quente.
Temos dois conjuntos de tarefas que se devem realizar. A primeira é o tratamento:

1. Tratamento
1.1 Exterior
1.1.1 Lavagem

Devemos utilizar um shampoo de qualidade que seja suave com a superficie do carro e que simultâneamente remova a camada de sujidade acumulada no dia-à-dia. O que acontece com a maiora dos shampoos disponíveis é que ou são demasiado eficazes e retiram a camada protectora (cera) e a longo prazo provocam danos no verniz ou são tão suaves que não limpam condignamente. Um exemplo do shampoo usado aqui é o "Sonax Gloss Shampoo".

Deve-se usar um balde duplo ou dois baldes (ver posts no fórum com exemplos). Para quem já lavou o carro, e se pensar bem, vai ver que se lembra que a água do balde fica preta no fim da lavagem. Já pensaram que podem estar a limpar menos o carro e podem mesmo estar a danificar a pintura com a água suja? O conceito é muito simples: um recipiente só com água e outro com o shampoo. Ao lavar uma area do carro, passa-se a seguir por água para retirar a sujidade e residuos e só depois é que se passa no shampoo.

Com que é que se aplica o shampoo no carro? Com uma luva de pele natural de ovelha. Esta luva não risca o carro, mesmo quando "agarra" a sujidade de uma área do carro. Liberta fácilmente a sujidade quando passada por água e ainda absorve muito shampoo para que se limpe fácilmente o carro.

A lavagem deve ser feita por secções. Deve-se começar das mais altas para as mais baixas (e mais sujas).

No final deve-se utilizar um pano micro-fibras WW para secar o carro. O que é isto? É um pano muito absorvente (formato WW) e que por ser de micro-fibras não risca a pintura. É tão absorvente que consegue-se secar o carro todo sem ter que torcê-lo. Porquê é que se seca o carro? Para que não fiquem marcas de água no carro. Para além de não serem estéticas, ao longo do tempo ficaram definitivas!

Atenção que este processo deve ser (como tudo no detalhe) ralizado longe do Sol e sem que o carro esteja quente.

E as jantes e os pneus?

As jantes devem ser limpas antes de lavar o carro com um produto apropriado tal com o "Einszett Wheel Cleaner" (um produto não ácido). Também há informação detalhada no fórum de como proceder.

Para finalizar podemos cuidar e dar um bom ar aos pneus com o "Laquer New Tire Look" aplicado com um "aplicador de espuma".

1.1.2 Superficie pintada
A superfície pintada é o que mais se vê no carro e é uma das partes do carro à qual devemos dar mais atenção pois é muito sensível e (para quem não sabe) exige manutenção!

A lavagem é muito importante para manter o carro em condições, mas não é suficiente para limpar em profundidade.

Existem vários tipos de problemas que têm no carro (com grande probabilidade de certeza) - vejam os dois pontos seguintes.

1.1.2.1 Claybar
A pintura sofre contaminação constantemente. Ela não se vê, mas sente-se. Se depois de lavar o carro passarem com a mão envolta num plástico fino, vão notar que parece lixa ou pelo menos não é suave. Isso indica-nos que a superficie está contaminada. A longo prazo os danos podem ser irreparáveis.

O que fazer? Aplicar a "Claybar". O que é isso? É uma plasticina inventada pelos Japoneses e que de forma fácil (e segura para a pintura) remove a contaminação presente.

Como é que se usa? A plasticina necessita de um lubrificante na superficie para poder deslisar e "trabalhar". Pode ser utilizado um produto chamado "Quick Detail" (ou "Final Inspection"). Simplesmente borrifa-se a zona com o lubrificante e vai-se passando a plasticina numa direcção com a mão até que se sinta que a zona na qual estamos a trabalhar já está lisa. Só usando é que se entende e se admira o "milagre" realizado.

Deve ser aplicado secção a secção e depois limpo com um pano micro-fibras. Não é o mesmo pano utilizado para secar o automóvel, é o acessório número um do detalhe. O pano micro-fibras é muito mais eficiente que um trapo-de-algodão-lá-de-casa-para-sujar e mais importante: não risca a pintura!

1.1.2.2 Polimento
Já lavámos e já descontaminámos, não chega? Não. A lavagem remove a sujidade à superficie. A claybar remove os contaminantes, mas ainda temos sujidade entranhada, oxidação, marcas e riscos na pintura, o verniz baço, etc, etc, etc.

Exitem três polishes da Einszett disponíveis: Ultra Paint Polish (UPP), Paint Polish (PP) e Metalic Polish (MP). O UPP é o mais abrasivo e deve ser utilizado para remover os defeitos maiores ou oxidação da pintura. O PP é o polish normal utilizado para polir uma pintura com as marcas da lavgem. O MP é o mais suave e deve ser aplicado em pinturas em muito bom estado e/ou para finalizar a tarefa em carros escuros.

Utilizando um "aplicador rectangular micro-fibras" aplicamos uma pequena quantidade de polish. Trabalhamos uma pequena secção e vai-se massajando, exercendo ligeira pressão, até o produto começar a desaparecer ou a secar. Depois retira-se com um pano micro-fibras limpo. Deve usar-se um pano e um aplicador para cada tipo de polish.

Começamos por eliminar os defeitos maiores (riscos e oxidação). Depois passa-se para um polish menos abrasivo para remover as marcas de água e os pequenos riscos ("swirls") dos rolos da lavagem automática. Se o carro for escuro deve-se ainda dar uma passagem suplementar com o MP.

O método de aplicação do polish (qualquer um deles) é feito na direcção paralela ao chão para os paineis horizontais do carro (capôt, tejadilho, mala) e na direcção perpêndicular ao chão para os restantes paineis. Convém sempre tentar aplicar a mesma quantidade de produto e o mesmo número de passagens em todo o carro para que fique uniforme.

Este é o processo manual. Os mais avançados depois podem encontrar no fórum muita informação sobre polimento à máquina com estes mesmos produtos.

1.1.2.3 Protecção
Agora sim: a superfície pintada está realmente limpa em profundidade e está bonita - os riscos quase desapareceram e o verniz ficou outra vez transparente. Não vamos deixar que rápidamente tudo volte atrás, pois não?

A protecção da superfície pintada normalmente é conseguida à custa da cera. Hoje em dia há varios tipos de ceras e até de vários selantes acrílicos. Aconselha-se a selar o carro e a encerar depois.

1.1.2.4 Selagem
O que é isso da selagem? Está diponível o "Grojet2000" que é um selante cuja sua fórumla é de base acrílica. É um produto que tem agentes de limpeza, de brilho e que deixa uma camada protectora de longa duração.

Aplica-se com um "aplicador rectangular micro-fibras" humidificado com uma borrifadela de "Quick Detail" numa secção pequena. Assim que se acabe deve-se de imediato remover com um pano micro-fibras limpo.

É fácil de aplicar e deixa um bom brilho - um aspecto saudável!

1.1.2.5 Enceramento
Para que a protecção seja ainda maior e para que o carro ganhe ainda melhor aspecto, devemos aplicar uma ou várias camadas de cera de carnuba natural. Um dos produtos aconselhados é a "Natty paste wax".

Esta é uma cera em pasta que deve ser aplicada com um aplicador "poli-espuma". Passa-se o aplicador no boião de cera e espalha-se deixando uma camada muito fina de cera na superfície. Faz-se secção a secção. Pode deixar-se a cera a actuar uns minutos. Depois remove-se gentil e fácilmente com um pano micro-fibras limpo.

Se quiserem aplicar mais camadas deve-se esperar 24h para que a cera cure. Antes de aplicar a nova camada de cera aconselho a passar a superfície com o Quick Detail. Limpa o pó e melhora os resultados da cera.

Agora sim, a pintura está melhor que nova!

1.1.3 Descapotáveis
Existe um produto próprio para as capotas dos decapotáveis: é o "Einszett Cabrio Protect".

Antes de aplicar deve-se passar com uma esponja (sem aplicar nenhum produto) e depois com uma escova para retirar toda a sujidade acumulada. Depois passa-se por água e seca-se com o pano WW ou deixa-se secar ao ar.

Pulverizar uma quantidade adequada numa esponja húmida. Partindo do centro, aplicar longitudinalmente na área em questão, secção a secção.

1.1.4 Vidros
Os vidros são muito importantes na segurança rodoviária. Sofrem tanto quanto a pintura.

Deve-se aplicar a Claybar, tal como para a pintura, para remover os contaminantes encrustrados.

Com um polish para vidros ("Einszett Glass Polish") faz-se o polimento para limpar em profundidade e remover pequenos defeitos. O processo é semelhante ao dos polishes da pintura (aqui pode-se usar um "aplicador de algodão" em vez do de micro-fibras).

Para finalizar devem protejer-se os vidros. O ideal é selar com o "Grojet2000", pois é um selante que resiste melhor ao limpa-vidros e agarra bem ao vidro.

Não se aconselha aplicar cera nos vidros, especialmente o da frente. Pode aplicar-se o mesmo processo aos farolins, caso sejam de vidro, e aos espelhos exteriores.

1.1.5 Plásticos não pintados
Os plásticos não pintados fácilmente perdem a sua glória de outrora, mas agora podemos voltar atrás no tempo!

Devem limpar-se todos plásticos exteriores e borrachas com o "Laquer All Propose Cleaner" com um pano de algodão normal.

Depois de tudo limpo deve proteger-se e recuperar. De uma só vez conseguem-se as duas coisas com o "Laquer Rubber & Vinil Shine". Este produto recupera a côr original e deixa uma camada protectora.

Aplica-se com um pincel de espuma, deixando um aspecto homogénio. Deixa-se uns minutos e depois passa-se com um pano micro-fibras limpo para remover o excesso.

1.2 Interior

Passamos muitas horas dentro do carro. Suja-se muito e todas as superficies à nossa volta degradam-se com o Sol e com os abusos que lhe damos no dia-a-dia.

Começa-se por aspirar o carro todo muito bem. Os tapetes são aspirados cá fora. Se tiver um aspirador de vapor aproveite e use-o nos tapetes, deixando-os secar completamente antes de voltar a colocar no interior do carro.

1.2.1 Tecidos

Os tecidos sujam-se e o aspirador não consegue limpar a sujidade entranhada. A solução é limpar com uma pequena quantidade de "Laquer All Propouse Cleaner" (é um detergente muito suave) e uma escova e/ou uma esponja. Seca-se com um pano.

Nesta categoria incluem-se os tapetes, o chão, etc.

Deve ter-se em atenção que o interior do tejadilho é muito sensível a água (e ao APC). Aqui deve-se aplicar muito pouco produto e secar muito bem.

1.2.2 Vidros

Todos nós sabemos o quanto é chato limpar vidros. Sabemos que muitas vezes não ficam tão bem quanto queriamos e que é um problema eliminar as marcas do pano.

Utiliza-se o "Einszett Windscreen Clear" com um pano micro-fibras limpo. Aplica-se uma pequena quantidade no pano e limpa-se uma área. Depois com uma parte seca do pano, ou mesmo com outro, seca-se. Já está. Não ficam manchas e o vidro fica mesmo limpo.

1.2.3 Tablier

O tablier deve ser limpo com o "Laquer All Propose Cleaner" e um pano micro-fibras. Assim limpa-se em profundidade e retiramos a silicone dos produtos que antigamente usávamos...

Depois de limpo deve proteger-se com o "Einszett TiefenPfleger". É um produto semelhante ao dos plasticos exteriores, mas desta vez a sua fórumla é à base de água. Deve ser aplicado com um "aplicador de algodão" (borrifando uma pequena quantidade) e espalhando uniformemente. Deixa-se uns minutos e remove-se com um pano micro-fibras limpo.

Este produto ajuda ainda a limpar, trás de volta a côr original e proteje do tacto e do Sol.

1.2.4 Pele

Quem tem aplicações em pele (voltante, banco, etc) deve ter especial cuidado. Aconselha-se o "Einszett LederPflege". É um produto de limpeza e manutenção (nutrição) da pele.

Deve ser aplicado em pequenas quantidades num "aplicador de algodão" limpo. Massaja-se a superfície de pele para que o produto penetre bem. Deixa-se alguns minutos e depois retira-se o excesso com um pano micro-fibras limpo.

A pela fica suave, acetinada, sem rugas - tal como novo.

2. Manutenção

O carro foi tratado e está impecável. E agora? Agora devemos manter o que se conseguiu. Como? Vamos ver.

2.1 Exterior

Devemos lavar o carro todas as semanas. O processo e os produtos é tal como quando se inciou o tratamento: luva de pêlo de ovelha, shampoo bom, pano WW, dois baldes, etc.

A cera natural evapora com o tempo e especialmente com o calor. Normalmente dura entre um a dois meses, pelo que após esse intervalo de tempo convém repor a camada. É algo que se faz em meia hora.

O selante dura mais de seis meses. A reposição do selante elemina o anterior e as ceras, pois tem agentes de limpeza. Após a selagem deve-se voltar a encerar o carro.

2.2 Interior

No interior deve-se aspirar e limpar os vidros semanalmente.

O tablier agora já só precisa do TiefenPfleger uma vez por mês ou quando se achar necessário.

As aplicações de pele devem ser mantidas uma vez por mês.

http://www.kiaclube.com.pt

2 Re: Manual de detalhe em Qua 07 Out 2009, 18:40

Paraq

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Fundador
Fundador
Esta esta melhor!

Arrow http://www.manualforodetalles.com/

http://www.kiaclube.com.pt

3 Re: Manual de detalhe em Dom 10 Abr 2011, 22:09

Convidad


Convidado
Bem hoje fui lavar o carro, depois de 4 meses de sujidade...

Resumindo e concluindo, tenho a pintura bem contaminada!

Alias, estupidamente, tentei retirar um desses "altos" com um pano e acabei por espalhar aquela porcaria que ainda por cima fica meio esverdeada, ou seja, deixou de lá estar o "alto" e agora está uma mancha esverdeada!

Que produto aconselham para descontaminar a pintura?

4 Re: Manual de detalhe em Seg 11 Abr 2011, 14:14

bras

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LP escreveu:Bem hoje fui lavar o carro, depois de 4 meses de sujidade...

Resumindo e concluindo, tenho a pintura bem contaminada!

Alias, estupidamente, tentei retirar um desses "altos" com um pano e acabei por espalhar aquela porcaria que ainda por cima fica meio esverdeada, ou seja, deixou de lá estar o "alto" e agora está uma mancha esverdeada!

Que produto aconselham para descontaminar a pintura?

O pessoal do "detalhe" para a descontaminação fala em "claybars". Já vi que aquilo é uma especie de plasticina que "agarra" a contaminação. Faz uma pesquisa no www.detalhe.net Wink

http://ceederados.pt.vc

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